sábado, 20 de dezembro de 2008

Estocástica


Está chegando o fim de ano e muitos começam a fazer planos para o novo período que se inicia. Engraçado, mas é uma sensação de que estamos no controle, que os planos feitos sairão exatamente como planejamos e executamos.

Entretanto, isso é apenas mais uma adaptação funcional da linguagem lógica de nosso cérebro.

Somos descendentes de animais que devem prever o comportamento de suas presas. Chimpanzés caçam e para isso montam estratégias que envolvem perseguição e armadilhas tão elaboradas semelhantes a uma caçada realizada por caçadores-coletores humanos.

Para quem não leu nada sobre isso, apenas assistam o seguinte vídeo no You Tube:


Chimpanzees team up to attack a monkey in the wild - BBC wildlife


Planos de caçada requerem previsões futuras e conhecimento do ambiente, comportamento das presas e a recompensa desejada (carne para comer).

Cérebros assim devem ser baseados em lógica simples: Animal X vive em árvore Y, quando acossado, corre para árvores Zs. Pronto, é lógico e possui sentido prático.

Agora pense em seu fim de ano, você começa com planos de procurar um emprego, fazer um curso, conseguir alguém para lhe amar... Monta estratégias e, no momento esperado, cai em campo para realizar seus planos.

Aí descobre uma coisa: quase tudo não sai como você planejou!

Empregos, perder peso, cursos, alguém para lhe amar... não é o mesmo que caçar um macaco para comer!!!

Mas seu cérebro básico e pleistocênico insiste que você possui controle de tudo e tudo que você é foi escolhido, planejado e executado por você.

Amigo leitor... a vida é composta na verdade de eventos ESTOCÁSTICOS. São padrões originados aleatoriamente, mas possuem a sensação de que não são ao acaso. Para quem não ouviu falar sobre isso, usemos o exemplo da Wikipédia:

"Normalmente, os eventos estocásticos são aleatórios. Todavia, podem eventualmente não o ser. É perfeitamente plausível, embora improvável, que uma série de 10 arremessos de dados gere a seqüência não aleatória de 6,5,4,3,2,1,2,3,4,5 ou 1,1,1,1,1,1,1,1,1,1. Apesar de coerente - ou compressível (podendo ser expressa de um modo mais comprimido que a seqüência inteira) - a seqüência não-aleatória é estocástica, pois surgiu através de um evento aleatório: o lançar de dados."

Claro, com obstinação você poderá perder peso, conseguir um emprego e também ser amado. Todavia, isso dificilmente acontecerá da forma que você planejou.

Por vezes está tudo em suas mãos, por exemplo, você é a melhor mangueira já vista em toda a terra, possui frutos com sementes fortes de crescimento vigoroso e resistentes a todas as pragas. Entretanto, você está plantado no meio da Avenida Epitácio Pessoa, João Pessoa - PB... seus frutos e sementes caem no asfalto.

Esperar que algum dia um humano, ou outro mamífero disperse suas sementes para além da cidade de João Pessoa é uma chance pouco provável.

Conjuguemos os fatores de nosso sucesso: talento + ambiente social-cultural favorável + fatores econômicos + uma oportunidade. Ou seja, ser a pessoa certa, na hora e lugar certos. Pura estocástica!!! Quando o sucesso vem para alguns, isso é tão mal interpretado que falam em "predestinação", ou alguma coisa esotérica similar.

Este post foi inspirado no "Conto da Ilha Desconhecida" de José Saramago. Leia um trecho (p.24):

"Pensou ela que já bastava de uma vida a limpar palácios, que tinha chegado a hora de mudar de ofício, que lavar e limpar barcos é que era a sua vocação verdadeira, no mar, ao menos, a água nunca lhe faltaria. O homem nem sonha que, não tendo ainda sequer começado a recrutar os tripulantes, já leva atrás de si a futura encarregada das baldeações e outros asseios, também é desse modo que o destino costuma comportar-se conosco, já está mesmo atrás de nós, já estendeu a mão para tocar-nos o ombro, e nós ainda vamos a murmurar, acabou-se, não há mais que ver, é tudo igual."

Notem apenas o seguinte, caso o homem interessado na Ilha Desconhecida não fosse procurar o Rei para conseguir o seu barco, a mulher da limpeza não mudaria sua vida dessa forma, mas sim de outra. Se ela partiu para o mar é porque há muito desejava uma mudança em sua vida. Um evento estocástico gerou um padrão de vida inteiro. Mesmo que estocástico!

Nossa vida é modelada por eventos estocásticos, cujos resultados parecem ter sentido e beleza como os fractais.

Façamos nossos planos, porque é fim de ano e nosso cérebro não sabe evolutivamente fazer diferente.

Estocástico ou não a vida é um fenômeno real... Não esqueçamos de brindar por isso!!!

Feliz ano novo para todos!!!

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br